Blogger Widgets

Pássaros Feridos- Collen McCullough

                                                                  
  

"Existe uma lenda acerca de um pássaro que só canta uma vez na vida, com mais suavidade que qualquer outra criatura sobre a terra. A partir do momento em que deixa o ninho, começa a procurar um espinheiro-alvar e só descansa quando o encontra. Depois, cantando entre os galhos selvagens, empala-se no acúleo mais agudo e mais comprido. E, morrendo, sublima a própria agonia e despede um canto mais belo que o da cotovia e o do rouxinol. Um canto superlativo, cujo preço é a existência. Mas o mundo inteiro pára para ouvi-lo, e Deus sorri no céu. Pois o melhor só se adquire à custa de um grande sofrimento".

Esplêndido. Um dos meus favoritos. É sobre um amor impossível e tão imenso que deixou o meu coração em pedaços e lágrimas na face.
Como não se apaixonar por Ralph de Bricassart? Não é exagero da minha parte dizer que eu me vi completamente encantada com esse personagem que além de lindo é educado, charmoso e protetor. A estória começa na Austrália, Ralph é um padre que parece estar no lugar errado, por ter uma forte ambição, no entanto, sua fé é evidente, o que o deixa em situação conflituosa. O primeiro fato marcante é a paixão que uma poderosa fazendeira nutre por ele, que não é correspondida, pois Ralph entregou a sua vida a religião. Assim ela para se vingar e não deixar seus bens para Igreja convida seu irmão para trabalhar na fazenda, ele leva a sua família que inclui a pequena Maggie.
A princípio o padre protege e acolhe a pequena Mag, uma criança de sete anos, que é rejeitada pela família. No entanto, enquanto a menina vai crescendo seus sentimentos pelo padre de fraternais se transformam em um amor imenso. Ralph embora também ame Mag, escolhe a Igreja e decide se afastar.
Esta é a premissa de Pássaros Feridos, Maggie e Ralph nutrem um amor desmedido um pelo outro, intenso, gigantesco, mas impossível. Eles não podem ficar juntos e isso no decorrer dos livros nos deixa agoniados junto com Maggie que passa a sua vida inteira como um Pássaro Ferido, sofrendo por um homem que nunca teve e que nunca poderia ter.  O Padre de Bricassart também a ama com uma espécie de loucura, mas luta contra esse amor até o fim, pois escolheu a sua fé, porém isso lhe causa muito sofrimento.
Sublime, magnífico, encantador. Um romance impossível, eu queria imensamente que pudesse ser  concretizado. Senti cada lágrima da Maggie como se fosse minha também. 
Clássico, atemporal, triste e inesquecível, dito de alguém que o leu há muitos anos.


7 comentários:

  1. Meu Deus!! Quanto tempo!! Esta estória é linda, gostei de "revê-la" aqui pelo seu blog... me deu vontade de reler. Como você disse: Clássico, magnífico, encantador.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que lindo! Anotado na minha lista de futuras aquisições!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Li faz bastante tempo, mas nunca me esqueço.....muito emocionante!!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo, espero comprar e poder ler também. Ótima dica. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Também li este livro e me apaixonei pela história, e muitas e muitas vezes chorei de tanto que me envolvi, maravilhosa mesmo, recomendo muito bjs

    ResponderExcluir
  6. Amei ver o filme e fiquei morrendo de vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  7. Amo esse livro! Tbm o li há mto tempo...e pretendo lê-lo novamente. Tem filme desse livro?? Lembro q passava tipo uma minissérie na tv...

    ResponderExcluir