Blogger Widgets

Entrevista Samanta Holtz - Autora de O Pássaro



 O que te motivou a escrever?
A paixão por escrever já morava em mim desde muito nova. Eu sentia necessidade de criar, imaginar histórias, colocá-las no papel... Eu sonhava, quando pequena, em ser redatora do Mauricio de Souza, e isso era o que incendiava ainda mais essa minha paixão e fazia com que eu me dedicasse com afinco. Mesmo quando fiquei mais velha e comecei a buscar editoras (deparando-me com infinitos “nãos”), essa paixão jamais arrefeceu. Escrever é algo que faz parte de mim, da minha alma, e eu não me vejo vivendo sem exercer a escrita de alguma forma. Mesmo que eu jamais publicasse, continuaria escrevendo pelo resto da minha vida!

Quando você começou a escrever e qual foi a sua primeira obra?
Aos 7 anos, comecei a criar histórias em quadrinhos, com meus próprios personagens!! Então, comecei com os pequenos contos, poesias, reflexões e outros textos diversos, mas nunca pensando em, algum dia, levar isso a sério como escritora. Então, aos 14 anos, comecei meu primeiro romance, quase sem saber! Eu tivera a ideia para um conto e comecei a escrever no final de um velho caderno. A história foi crescendo, ganhando forma, novos personagens, novos acontecimentos... até que o caderno acabou, passei tudo para o computador e, quase 2 anos mais tarde, eu havia concluído meu primeiro romance! (que se chama RENASCER DE UM OUTONO e ainda não é publicado!)

De onde surgiu a inspiração para criar Caroline Mondevieu de o Pássaro?
A primeira “sementinha” nasceu lá atrás, nas aulas de História do Ensino Médio. Eu era apaixonada pela Idade Média, o sistema do Feudalismo e me pegava imaginando como seria a vida de uma garota, nessa época, que resolvesse ir contra as convenções da sociedade, que quisesse lutar por seus ideais, que vivesse um amor proibido... daí foi surgindo nossa Caroline!

Quais são seus livros de cabeceira?
Adoro “A Lição Final”, de Randy Pausch (tanto o livro em si quanto a história por trás da sua criação)... Gosto muito de todos os livros da Sophie Kinsella, em especial a série “Delírios de Consumo de Becky Bloom”... do Nicholas Sparks, meu favorito é “A Última Música”. Dos nossos nacionais, li recentemente “Meu Conselheiro de Luz”, da Mila Wander, e me apaixonei pela escrita dela e pela história! Também amei “Ainda não te disse nada”, do Maurício Gomyde... e muitos outros! Melhor eu parar, antes que a lista fique interminável! (risos)

Você poderia dar um recado para os escritores iniciantes?
Se você gosta muito de escrever e está pensando em seguir a carreira literária, antes de enviar seus originais para editoras, ouça as opiniões de pessoas sinceras e críticas, que irão lhe dizer o que realmente pensaram, pois elas serão uma amostra dos seus leitores. Ouça críticas, melhore o que perceber que pode melhorar e não tenha medo de trabalhar duro. Revise seu texto uma, duas, três, quatro vezes, se for preciso, mas só se satisfaça com o melhor. Quando sentir que está perfeito (e, claro, depois de registrar seu original), aí, sim, busque as editoras que têm seu estilo e envie seu material para análise. Pode ser que o SIM demore a vir... eu mesma tomei vários “nãos”, pois tentava logo as “gigantes” do mercado. Em partes, porque eu não era interessante para elas, por ser anônima. Por outro lado, porque meu texto também tinha muito a melhorar. Hoje, vendo “O Pássaro” como meu primeiro livro publicado, dou graças a Deus pelos nãos que recebi antes, pois meus livros anteriores realmente ainda não estavam perfeitos. Tenha fé em Deus, acredite que há um momento para tudo e cabe a nós agarrarmos as oportunidades que a vida traz, além de nos empenharmos em lapidar o Dom que Deus nos deu e trabalharmos nossa paciência para jamais desistir. Se é isso mesmo que você quer, NÃO DESISTA!

Quanto ao seu próximo lançamento, você poderia comentar sobre a obra?
Claro! O livro conta a história de Amelie Wood, uma garota que perdeu os pais aos doze anos e, desde então, vive em um abrigo de meninas. Tudo começa em seu décimo oitavo aniversário, quando ela deixa o lugar onde viveu toda a adolescência para enfrentar o mundo em busca dos seus sonhos. Seu bem mais precioso é o velho exemplar do romance que a mãe lia para ela, na infância: "Doce Acaso". O livro contava a história de Beth Levitt, uma jovem que, como ela, amava o balé e via sua vida mudar ao conhecer o príncipe Edward. Ao soprar as velas, Amie não tem dúvida quanto ao pedido: "Quero ser Beth Levitt!". E, como diz o ditado: “Cuidado com seus sonhos, eles podem se realizar”! Através de grandes coincidências e surpresas do destino, Amelie vê sua vida mudar completamente, envolve-se com o mundo das celebridades e se vê cara a cara com o ator por quem fora apaixonada por toda a adolescência... além, claro, de muita gente invejosa! É nessa linha que a história se desenvolve!



10 comentários:

  1. Nossa ela é super simpática né? Não conhecia o livro dela. Vou dar uma olhadinha por ai e depois acho que vou comprar. Ótima entrevista.
    Seguindo, seu blog é muito amor. Pode retribuir? Obrigada, te espero por lá!
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas .

    ResponderExcluir
  2. Ah, a Samanta é uma linda!
    Pena que eu ainda não li O Pássaro, mas já está aqui me esperando. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Oie...
    Tudo bom?
    Ahhh eu adoro a Samantha... ^^ Parabéns pela entrevista...

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu para conhecer e se puder segui-lo ficarei muito grata... Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiii, querida!

    Que lindooo ver a minha entrevista aqui!!! <3
    Obrigada por reservar este espacinho do seu blog para mim, viu??? :)

    Um beijo enorme!!
    Sam

    ResponderExcluir
  5. Olá! Você gosta de sorteios? Então entra aqui no blog:
    www.sosorteando.blogspot.com.br


    Quer ser parceira???
    sosorteando@gmail.com ou então dá uma comentada no blog em qualquer post.


    e please, curte a fanpage:
    www.facebook.com.br/sosorteando15


    Te seguindo aqui! Bjosss!

    ResponderExcluir
  6. A autora Samantha é uma ótima pessoa.
    Eu tenho o livro dela, pois ela é a minha parceira.
    Eu não vejo a hora de ler o livro.
    Infelizmente ultimamente eu dei uma parada nas minhas leituras porque andei tendo uns problemas ai, mas preciso retomar, porque estou lendo OS NETBOYS e o PORTAL W3 de uma autora nacional parceira minha e que alias é muito legal tambem. Mas enfim... Olha linda, eu ja estou te seguindo e obrigada por passar em meu blog...

    ME SEGUE E CURTE A PAGINA DO FACEBOOK TBM
    FICAREI TE AGUARDANDO
    BJOKAS

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adoreeei muito a entrevista! *-*
    Simpatizei muito pela Samantha!
    Adorei as dicas que ela deu para o escritores iniciantes! Vou seguir! =)

    bjoos
    http:www.porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ahh, estou seguindo seu blog! ;)
    bjoos
    http:www.porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei muito a entrevista!!!
    Ótimas dicas para os escritores iniciantes

    ResponderExcluir
  10. Eu a conheci aqui em BH, e ela é super simpática e muito talentosa.

    ResponderExcluir