Blogger Widgets

Jane Eyre - Charlotte Brontë


 Seria mais simples comentar sobre um livro que não me causasse uma impressão tão grande quanto este. Temo que as minhas palavras por mais lisonjeiras não cheguem nem perto de transmitir os sentimentos causados pela obra.
A escritora é a irmã da famosa Emily Brontë, autora de O Morro dos ventos uivantes. A narrativa se passa na Inglaterra do século XIX, se inicia contando a dramática vida de Jane, uma menina órfã, abrigada por uma tia muito rica, que vê a criança como um estorvo e decide livrar-se dela jogando-a em uma espécie de internato de caridade. A pequena Jane passa por vários infortúnios, maus-tratos, fome, frio é humilhada. No entanto, os anos passam e a Jane tem formação suficiente para ser uma preceptora. Ela se candidata a um emprego e deixa a escola em um gesto de liberdade. É válido lembrar, que nos livros da Jane Austen a mulher não trabalhava. Com 17 anos ela chega na mansão para dar aulas a Adele, pupila de Edward Rochester.
A partir daí a presença de Rochester se sobrepõe a qualquer outro detalhe da obra, seus modos são um tanto bruscos, demonstra uma certa arrogância, ademais esconde um segredo. No entanto, o personagem cativa, os diálogos entre ele e Jane são incríveis. Um desses diálogos que mais me comoveu foi quando o Rochester disse que no coração dele havia um fio que se ligava ao de Jane e que ela era sua fada e o havia encantado. Eles vencem assim as diferenças de classe com pedido de casamento de Rochester para Jane. No entanto, muitas reviravoltas ocorrem com um desfecho surpreendente.

As fotos são da mais recente adaptação do filme, eu particularmente achei excelente o link do trailer segue abaixo:

4 comentários:

  1. Parece ser um bom filme! Vou assistir!

    ResponderExcluir
  2. Eu já vi achei legal meio tenso mas é um bom filme pretendo ler o livro em breve

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Assisti a nova versão do filme por gostar dos atores principais e não me arrependo! Graças a isso fiquei ansiosa por ler a obra em si *-*
    Além do filme ser ótimo :)

    ResponderExcluir
  4. Deu até vontade de ler, parece bom!

    ResponderExcluir