Blogger Widgets

Resenha - Divergente

Título: Divergente
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 504

Uma distopia frenética que transporta o leitor a uma Chicago futurística dividida em cinco facções. Fundadas para restabelecer a ordem através de cinco qualidades: abnegação, audácia, erudição, franqueza e amizade.

Beatrice, uma jovem criada na abnegação tem que fazer a sua escolha por uma das facções por meio do teste de aptidão. Só que o seu teste é inconclusivo – ela é uma divergente. Decide pela audácia dá adeus aos pais e ao irmão que vai para franqueza e começa a iniciação.

Na sede da audácia, Beatrice se torna Tris que deverá passar por inúmeros testes para ser aceita na facção ou ficar à margem da sociedade. A sua primeira prova é saltar em um trem em movimento. A sua coragem é posta a prova a todo o momento, seja encarando a altura, lutas e todo tipo de adversidade.

Mas Tris é uma divergente pertence a todas as facções e por algum motivo desconhecido ela consegue manipular os testes feitos com soros cerebrais. Sendo assim sua vida corre perigo, e o fato de ser uma divergente deve ser escondido a sete chaves.

Enquanto encara os desafios para se tornar um membro efetivo da Audácia, ela conhece Quatro, um rapaz misterioso, corajoso e irresistivelmente lindo. Ele salva a vida de Tris e os dois começam a um romance escondido.

As provas finais se aproximam que consistem em enfrentar os seus piores medos virtualmente. Porém coisas muito piores estão por vi e a sociedade perfeita está prestes a ruir.

O livro tem um ritmo frenético é impossível parar a leitura as cenas de ação e romances se encaixam perfeitamente. A obra é surreal, mas bem explicada e coerente sem deixar furos no roteiro. Porém a parte da manipulação cerebral deveria ter sido mais bem explicada, realmente não me convenceu (eu tenho formação na área).

Agora em relação a alguns absurdos do livro cujo público é o jovem, primeiro uma luta em que uma garota franzina é massacrada por um homem. (Como se fosse absolutamente normal). Segundo uma cena "romântica" na qual, Quatro atira facas em Tris. O incentivo exagerado pelos riscos, pular de um trem em movimento? Eu entendo que seja uma obra de ficção, mas acho que o livro ficou ressaltando demais essas atitudes como positivas e corajosas.
Eu escolho a Erudição. Qual vocês escolhem?

9 comentários:

  1. Olá o/
    Realmente Divergente tem pontos positivos e negativos. O pessoal da Audácia beira a comportamentos suicida já né? rs A parte das facas não encarei como uma cena romântica não. Mas apesar de tudo é um bom livro!
    Estou lendo a continuação, Insurgente.

    Muito lindo seu blog. adorei =)

    Beijos!

    Resenha de divergente:
    http://meumundodepois-da-meia-noite.blogspot.com.br/2013/11/resenha-divergente.html

    ResponderExcluir
  2. Também acho que algumas ações foram ressaltadas como corajosas, mas não tem ninguém louca o suficiente pra pular em um trem em movimento (ou tem?), pelo menos não é isso que eu espero, né. kkkk Esse livro é maravilhoso, distopia maravilhosa. Louca para ler Insurgente logo.
    exceptionss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei bastante do livro, mesmo com todos os exageros e algumas coisas sem sentido. Pretendo ler a continuação em breve. Adorei o amor meio suicida do Quatro e da Tris hahahaha
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parece muito bom e diferente. Adoro esses livros meio futuristas com romance no meio!
    boa semana :D
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana,
    tudo bem?
    Todo mundo fala muito bem desse livro. É a primeira resenha que leio que fala sobre esse exagero, e como assim ele atirar facas é romântico? E como arriscar a vida pulando de um trem em movimento pode ser considerado corajoso? Acho que essa obra não pode ser liberada para qualquer idade.
    independentemente dessas questões, achei super criativa o nome das facções e que enredo diferente. Amei!!!!
    está na minha lista.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amo muitooo Divergente! Estou lendo Insurgente agora e está sendo ótimo! Super aconselho a leitura, como vc disse, tem um ritmo bem frenético que eu amoo! E tbm adoro distopias então para mim esse livro é perfeito! kkkk
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos. Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história....acesse o link..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html‎

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos. Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história....acesse o link..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html‎

    ResponderExcluir
  9. Acredito profundamente que não há maneira de não apaixonar-se por este livro. Foi um dos melhores que li (palavra de escoteira), super indico ♥

    ResponderExcluir