Blogger Widgets

Sobre o livro Apátrida. Passei dois dias praticamente ininterruptos imersa no século XX. A narrativa se inicia na Polônia, onde somos apresentados a pequena Irena e seu cotidiano, que embora simples é repleto de brincadeiras infantis e da proteção de seus irmãos mais velhos. É nessa época que ela conhece Jacob,um judeu, companheiro de infância e juventude que se torna sua grande paixão. A partir daí o livro dá grandes reviravoltas. É retratado o período da Segunda Guerra Mundial, bem como a emigração de Irena para o Brasil.
É um drama  visceral, choca. No entanto, é certo que as descrições, embora tristes, são verdadeiras e impressionam. Ademais é um livro marcante, mesmo após fechar a última página, permanece vívido em minha memória.

2 comentários:

  1. Gosto muito de coisas sobre período de guerras. Fiquei interessada no livro, vou colocar na minha listinha de leituras! :D

    ResponderExcluir
  2. Pode por na listinha eu to com vários livros históricos para ler, a medida que for lendo eu coloco aqui os que eu gostei :) to curiosa quanto as Pilares da Terra.

    ResponderExcluir