Blogger Widgets

Resenha Destino ou Ilusão- Bárbara Conte



  Vou começar a resenha dizendo que a autora descreveu o comportamento e a realidade dos jovens com maestria. Eu me identifiquei com várias partes do livro que retrata o “Orkut”, o “Facebook”, as mensagens de celular e até lugares de São Paulo que eu particularmente já frequentei. Portanto, visualizei o reflexo espelhado da minha rotina.
   A estória é sobre Cecília Helena, uma garota do interior, Platira, que vai estudar em São Paulo. Tudo começa quando aos quinze anos ela tem um encontro inesperado com Pedro Antônio, apesar de se sentir atraída por ele, Cecília namora Juca e acaba deixando a oportunidade de ser relacionar com ele. No entanto, o destino teima em colocar Pedro Antônio em sua vida anos mais tarde e Cecília se vê ao mesmo tempo amando-o e odiando-o. Apesar de passar por alguns outros relacionamentos é ele que definitivamente balança o coração dela, os dois passam a se encontrar durante os feriados e as férias na cidade de Platira, pois ambos fazem faculdade em cidades muito distantes São Paulo e Minas Gerais. Em decorrência trocam constantes mensagens por “Msn” e eu como leitora, torcia muito pelo casal, que ao mesmo tempo que pareciam se desentender por mensagens também se entendiam.
  Não posso contar o desfecho, mas eu digo, foi com chave- de- ouro, pois nos livros eu quero ver retratada a realidade, o que a autora fez com excelência, causando-me uma empatia profunda pela personagem. Garanto grandes emoções no livro de alegria a decepções  é exatamente ai que somos fisgados, pois nos faz pensar na nossa própria vida e nos nossos próprios sentimentos.

“Ela indagava se os diversos acontecimentos eram pistas do destino, ou coincidências da ilusão. A única certeza era de que se tratava de um ódio desejoso ou desejo odioso.”
“Cecília deu uma passada de olhar rápida pelas palavras. Levantou-se e foi tomar água. Ficou paralisada. Não sabia se teria coragem de ler aquela mensagem inteiramente, pelo que tinha lido, a resposta não tinha sido muito boa. Criou coragem e leu...”

Trecho de uma conversa de “msn” entre Cecília e Pedro:
PEDRO diz: ainda não acredito q tava no cinema, COM VC
PEDRO diz: mas eu gostei
PEDRO diz: ...
PEDRO diz: Ceciliaa... vo sair que tenho aula amanha cedo
PEDRO diz: bjaooo
CECÍLIA diz: eu tb gostei, beijo 


3 comentários: