Blogger Widgets

Resenha A Seleção - Kiera Cass



Uma ficção com uma realidade não muito diferente da atual... Portanto, A Seleção pinta de outras cores o nosso próprio mundo. Explico, a narrativa ocorre em um cenário pós terceira guerra mundial, os descendentes dos Estados Unidos da America, formam um novo reino, no qual a população é dividida em castas. É nesse mundo "paralelo" que vive America Singer, ela é da casta 5, portanto uma artista, com poucos recursos. A 1, 2, 3 classes são os mais abastados, a 4 seria uma intermediária e a partir da 5 os de pouco recurso até chegarem no 8 sem condições econômicas. Friso, apesar das divisões, não é muito diferente do nosso atual cenário, vejo bem claro isso como uma crítica da própria autora.
Agora, vamos a história. America mal se alimenta direito, porque como uma artista os recursos de sua família são escassos ela ainda se apaixona por Aspen uma casta abaixo. Os dois namoram escondidos desrespeitando o "toque de recolher" e se encontrando de madrugada na casa da árvore. Até que a protagonista recebe a carta da Seleção. Funciona da seguinte forma, neste reinado, todos os príncipes se casam com plebeias, como uma maneira de estimular um patriotismo e união na população. Mas é claro que a escolhida não pode ser selecionada de qualquer maneira, para isso existe um reality show, onde 35 sorteadas disputam a atenção do principie.  É ai que entra a carta, para tentar participar é necessário se inscrever, porém ao contrário de qualquer garota, America não deseja a coroa, pois tudo que ela mais quer é juntar dinheiro para poder se casar com Aspen. America é pressionada por todos os lados e acabou se inscrevendo e de fato é "sorteada", não é bem um sorteio, eles escolhem as candidatas. Nas vésperas de sua partida para o "reality show" realizado no próprio castelo real, Aspen termina o namoro por amor e orgulho, já que ao seu lado America iria ter uma vida muito difícil como uma 6. A garota sai de coração partido, pois vê o seu amado ao lado de outra menina. Bom, é ai que se inicia A Seleção. America não quer ganhar, não deseja casar com o principie Maxon, mas quer permanecer no castelo para esquecer Aspen, por isso faz um acordo com ele, no qual promete indicar boas garotas, desde que ela possa ir permanecendo. America e Maxon começam brigando. Mas ele a perdoa e os dois se tornam amigos, bom, pelo menos pela parte dela. Aos poucos o livro vai dando indícios, o que me deixou completamente viciada na narrativa, são pistas de que Maxon possa estar gostando dela, desde presentinhos, passeios e até um sinal que um faz ao outro quando quer conversar. E ai surge o triângulo amoroso. Façam suas apostas, eu já tenho o meu favorito para conquistar coração de America.

Obs. Viciante, perdi as horas lendo o livro. Além de torcer muito pela protagonista, fiquei complemente encantada por Maxon, Por isso está entre os meus favoritos.


11 comentários:

  1. Confesso que eu estou bem curiosa para ler essa série, mas antes disso eu quero ter logo todos os livros. Pq sei muito bem como é ficar esperando pelos outros livros.

    ResponderExcluir
  2. Viciante! Começei lendo de manhã e terminei no final da tarde :)

    ResponderExcluir
  3. To doida pra ler o segundo !!

    ResponderExcluir
  4. O pior é ter que esperar até o Terceiro ser lançado...

    ResponderExcluir
  5. Ja li e amei, louca pra ler A Elite!

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler A Seleção...
    Todos os blogueiros falam bem sobre o livro. E a história por si só, já desperta meu interesse. Príncipes, princesas, realidade distópica e romance preenchem meu interesse hahaha

    ResponderExcluir
  7. Muito perfeito, virei a madrugada lendo o livro !!!

    ResponderExcluir
  8. Já li simplesmente amei.. fiquei viciada na história.. :a

    ResponderExcluir
  9. Eu realmente fiquei muito curiosa com essa série, que muito ler!

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca tinha lido uma distopia… Sim, não li “Jogos Vorazes”, meu santo realmente não bateu com aquele livro. Enfim, eu amei “A Seleção”, achei uma estória bem criativa e empolgante, quanto mais eu lia, mais queria. Em pensar que eu havia deixado de lado desde a primeira vez que ouvi falar deste livro, pensei que fosse uma coisa meio infantil, afinal de contas, o que você pensaria sobre uma estória que envolve um príncipe em busca de sua princesa? Porém eu já havia lido “O Diário da Princesa” e foi por este motivo que dei uma chance "A Seleção", mas não foi apenas isto; algumas amigas também me falado muito bem deste livro. Acabei não resistindo e cai nas garras da seleção.

    ResponderExcluir