Blogger Widgets

Resenha - As memórias perdidas de Jane Austen

Título: As Memórias perdidas de Jane Austen
Autora: Syrie James
Editora: Record
Páginas: 320

A escritora Syrie James em As memórias perdidas de Jane Austen se propõe a recriar um período da imortal Jane Austen misturando fatos reais com ficção. Em forma de diário o livro traz descrições minuciosas da vida e especialmente de um romance secreto da escritora inglesa.

Primeiramente devo frisar que o livro é narrado em primeira pessoa como se a própria Jane Austen o tivesse escrito e nele revela seu romance com o senhor Ashford (esta parte é pura ficção). Dito isso eu faço o seguinte reflexão: eu deveria ter a percepção que estou lendo as anotações da minha escritora favorita. Mas é justamente ai que o livro falha.

Deixe me explicar eu já li todos os livros da Jane Austen mais de uma vez. Já vi e li inúmeras biografias e com meu pouco conhecimento adquirido sobre ela a autora não me convenceu escrevendo como a Jane, muito pelo o contrário. O romance inventado no livro entre a Jane e o senhor Ashford não me pareceu coerentemente descrito.

Portanto, este livro me decepcionou neste sentido. No entanto, reconheço seus pontos positivos – os fatos históricos são o ponto alto, com destaque para a relação entre a Jane e os seus irmãos, bem como as dificuldades financeiras passadas pela Jane após a morte do pai, pois na época uma mulher solteira ou se casava ou vivia dependendo da caridade alheia. 

Sobre isto também a personalidade da Jane foi bem retratada, mostrando que ela preferia ficar  pobre a ter que se casar sem amor.

Mais um ponto acertado no livro foi uma promessa destacada pela James, a de que os livros da Austen teriam os finais felizes e com casamentos que a própria Austen não teve. Encerro dizendo que apesar de ter me frustrado em alguns aspectos a leitura foi agradabilíssima por me propiciar mais uma vez relembrar ainda que sob outro ponto de vista os meus personagens favoritos eternizados nas páginas de Orgulho e Preconceito. 

5 comentários:

  1. Gostei da tua resenha, achei bem sincera. Mas entendo que seria quase impossível para a autora capturar o espírito da Jane Austen, e seu modo de escrever. Mesmo assim estou curiosa, ainda está na minha listinha de futuras leituras!

    Paola
    uma-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Vim te fazer uma visitinha.
    Amei a resenha, bem detalhada ^^ arriscaria a leitura sim, parece ser um bom livro!!
    Ja ta na lista, haha
    Te espero lá no blog.
    Bjs*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    adorei sua resenha, ainda mais depois de saber que você já leu todos os livros da Jane *-* quero ler todos também em breve! então sua resenha foi bem verdadeira, gostei muito mesmo!

    Seguindo seu blog *-* ( nome de seguidora: Tamih.) se quiser passar no meu depois e retribuir, vou amar! aproveita que tem sorteio rolando :D
    Grande Beijo
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, muito boa a sua resenha, direta e sincera, acho que deve ser bem difícil escrever como uma outra autora, ainda mais Jane Austen e conseguir agradar os grandes fãs, mas achei a proposta do livro legal.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  5. Ainda não oude ler nenhum livro de Jane Austen , mas gostaria . Queria muito , também, ler esse livro . Acho que os aspectos que lhe decepcionaram não me afetariam tanto já que não conheço a autora a fundo.
    Beijos e abraços , Uma vida nos livros

    ResponderExcluir